Notícias de Costa Marques e Região

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Rondônia

Rondônia registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, diz Ministério da Saúde

Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do paciente.

Cleison Silva
Por Cleison Silva
Rondônia registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, diz Ministério da Saúde
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Rondônia teve o primeiro registro oficial de caso suspeito de intoxicação por metanol, confirmado na tarde de sábado (4) pelo Ministério da Saúde. O caso é de um morador de Candeias do Jamari (RO).

Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do paciente. O g1 tenta contato com a Secretaria de Saúde de Candeias do Jamari e com o Governo de Rondônia.

🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

Publicidade

Leia Também:

No Brasil, o número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 195. São 14 casos confirmados e 181 em investigação. Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Piauí notificaram os primeiros casos em investigação.

Desses, 13 mortes. Uma confirmada e 12 em investigação – o balanço do ministério não contabiliza a segunda morte confirmada pelo governo de São Paulo neste sábado.

Ministério começa a distribuir antídotos

O Ministério da Saúde informou, também, que começou a distribuir etanol farmacêutico, um dos antídotos usados no tratamento de intoxicações por metanol, a estados que pediram reforços de estoque.

Na primeira remessa foram enviadas 580 ampolas a cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

Além do etanol farmacêutico, o ministério fechou um contrato para comprar 2,5 mil unidades de fomepizol, um medicamento que também é usado como antídoto para intoxicações. Elas serão compradas de um fornecedor do Japão e devem chegar na próxima semana ao Brasil.

FONTE/CRÉDITOS: G1 Rondônia
Comentários:
Cleison Silva

Publicado por:

Cleison Silva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!