Notícias de Costa Marques e Região

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Agro

exportação de carne bovina à China deve ser restabelecida em até 20 dias diz especialista.

Ronaty Makuko, da Pátria Agronegócios, falou sobre a situação em entrevista ao Canal Rural

exportação de carne bovina à China deve ser restabelecida em até 20 dias diz especialista.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a confirmação de que o caso de mal da vaca louca identificado no Pará na última semana era um caso atípico da doença, o que não representa risco de contaminação e nem de consumo por parte de seres humanos, o embargo da China à carne bovina brasileira não deve chegar a um mês de duração.

Essa é a avaliação de Ronaty Makuko, analista da Pátria Agronegócios. Ao ser entrevistado pelo jornalista e apresentador Antônio Pétrin durante a edição desta sexta-feira (3) do telejornal ‘Rural Notícias’, ele reforçou: o país asiático necessita da proteína animal produzida em solo nacional.

Dessa forma, ele projeta: os embarques devem ser retomados ainda em março. “Acredito que em 15 dias, no máximo 20 dias, esse mercado de exportações [para a China] deve ser restabelecido“.

Para tal afirmação, o especialista lembrou do alto volume de carne bovina comprada pela China junto ao Brasil. Ele citou, por exemplo, que em 2022 os chineses foram o destino de mais de 60% desse tipo de proteína enviada pelo país para o exterior.

Além disso, conforme ressaltou, outros mercados não conseguirem suprir no médio prazo toda a demanda chinesa pelo produto.

Carne bovina: preços do boi devem se estabilizar

carne bovina, boi gordo, pecuária, carne halal

Foto: Sepaf-MS

Por fim, Ronaty Makuko registrou outra projeção, essa no campo comercial. Isso porque ele estima que os preços do boi voltaram a subir diante da confirmação do caso atipíco do mal da vaca louca e, assim, com a perspectiva de rápido retorno dos envios da carne bovina à China.

FONTE/CRÉDITOS: Editado por: Anderson Scardoelli - CANAL RURAL
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!