Notícias de Costa Marques e Região

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Agro

Brasil terá maior safra de café desde 2020

Recuperação dos níveis de produtividade após crise climática de 2021 e 2022 permitirá incremento de 5,5% na produção

Cleison Silva
Por Cleison Silva
Brasil terá maior safra de café desde 2020
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A produção de café voltará a crescer em 2024. Será o terceiro ano consecutivo de evolução, depois da crise climática vivenciada pelo setor em  2021 e 2022, que reduziu significativamente a produtividade dos cafezais do Brasil.

Em 2023, as condições climáticas se mostraram mais favoráveis e permitiram a normalização dos rendimentosAssim, o primeiro levantamento da Conab de 2024 aponta para uma colheita de 58,1 milhões de sacas. Se confirmada, representará um incremento de 5,5% sobre o ano passado.

O início da colheita é esperado para março. As primeiras análises mostram que a expectativa de uma produção maior reflete os efeitos da bienalidade positiva do parque cafeeiro.

Publicidade

Leia Também:

2024 será o terceiro ano consecutivo de aumento da produção de café

O ciclo bienal é uma característica do café. Ele consiste na alternância de um ano com grande florada, seguido por outro com florada menos intensa. Essa característica natural permite que a planta se recupere para produzir melhor na safra subsequente.

Contudo, o clima pode interferir diretamente nesse ciclo. Foi exatamente o que aconteceu nos anos de 2021 e 2022.

Das pouco mais de 58 milhões de sacas esperadas para este ano, 70% serão da variedade arábica – 40,7 milhões – e os 30% restantes de conilon – 17,3 milhões. Confirmadas as expectativas, a oferta de arábica representará um 4,7% em comparação a 2023, enquanto a de conilon terá um incremento de 7,2%.

Minas Gerais e São Paulo, os dois maiores estados produtores de café arábica, terão um crescimento de 0,6% e 7,4%, respectivamente. No caso mineiro, o ciclo de alta do cafezal é o principal motivo para o modesto crescimento.

Para os paulistas, as chuvas têm sido bem distribuídas até o momento, garantindo uma boa umidade do solo. Em certo momento, o clima em São Paulo chegou a preocupar, já que a onda de calor ocorrida em novembro elevou as temperaturas aos 40 graus em algumas regiões.

No Espírito Santo, maior produtor de conilon do Brasil, a produção terá um incremento de 15,4%, para 15,1 milhões de sacas. O investimento em adubação e a boa floração, induzida pelas chuvas acima da média em julho e agosto de 2023 são os principais fatores de aumento da oferta do Estado.

FONTE/CRÉDITOS: https://www.infomoney.com.br
Comentários:
Cleison Silva

Publicado por:

Cleison Silva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!