várias cidades ficaram sem energia após um apagão nacional na manhã desta terça-feira (15). O fato ocorreu por volta das 8h20min e, segundo o g1, afetou Santa Catarina, outros 25 estados e o Distrito Federal.
Confira os estados afetados
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo
- Tocantins
O Ministério de Minas e Energia, por meio do Operador Nacional do Sistema (ONS), disse, em nota, que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também o Sudeste. Ainda segundo o órgão, uma sala de situação está sendo montada para acompanhar o processo de retomada. Ainda não há previsão de quando a energia será totalmente estabilizada. (Confira a nota abaixo)
“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.
NOTA DA ENERGISA AOS VEICULOS DE IMPRENSA
BOLETIM INFORMATIVO PARA A IMPRENSA 10h25 ENERGISA RONDÔNIA
A Energisa esclarece que até 10h25, o fornecimento de energia já foi restabelecido em Rondônia para 380 mil clientes. A recomposição está sendo feita a partir de autorização do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) .
A interrupção foi ocasionada por um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em todo país. Como proteção, por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão.
As atualizações em relação ao fornecimento em Rondônia serão feitas de 30 em 30 minutos para a imprensa. Solicitamos divulgação para a população, a fim de se evitar a propagação de fake news.

Comentários: