Notícias de Costa Marques e Região

Terça-feira, 15 de Julho de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Costa Marques

Escutas públicas do MPEduc debateram a qualidade do ensino em Costa Marques e Alta Floresta (RO)

Eventos promovidos pelo MPF, em parceria com o MPRO, serviram para elaboração conjunta de raio X da educação nos municípios

Cleison Silva
Por Cleison Silva
Escutas públicas do MPEduc debateram a qualidade do ensino em Costa Marques e Alta Floresta (RO)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

O projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) esteve presente em duas cidades rondonienses: Costa Marques e Alta Floresta D'Oeste. As escutas públicas foram promovidas pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO). Profissionais da educação, familiares de estudantes e gestoras e gestores públicos informaram quais melhorias são necessárias na educação em seus municípios.

Em Costa Marques, a escuta pública teve a presença dos procuradores da República Jairo da Silva e Thiago Fernandes Figueiredo de Carvalho, do promotor de Justiça Maiko Miranda, do prefeito, Vagner da Silva, da secretária de Educação, Maria Aparecida Longuini, e da representante da Câmara Municipal de Vereadores Juliane Duarte. No pátio da Escola Angelina dos Anjos, cerca de 120 participantes debateram sobre:

  • internet e conectividade nas escolas;
  • transporte escolar;
  • ensino integral e estrutura física necessária para acomodar os alunos;
  • vagas nas creches e estrutura necessária;
  • plano de cargos e salários e incentivos a profissionais da educação;
  • gestão financeira e distribuição equitativa das escolas no município;
  • capacitação de cuidadores de crianças especiais;
  • educação inclusiva; 
  • incentivo à matrícula, além de outros assuntos.

Publicidade

Leia Também:

Em Alta Floresta D'Oeste, os procuradores, o vice-prefeito, Robson Ugolini, e o secretário de Educação, Glicério Bittencurt, reuniram-se com pais, alunos e profissionais da educação no pátio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Cerca de 170 pessoas participaram da escuta pública. O raio X da educação do município apontou as necessidades nos seguintes aspectos:

  • merenda escolar insuficiente;
  • crescimento no número de alunos além do esperado;
  • substituição de transformadores nas escolas rurais;
  • transporte escolar;
  • livros não utilizados em totalidade;
  • falta de professores e de aulas;
  • formação continuada para professores, inclusive os de creche;
  • climatização de salas e laboratórios de informática;
  • aulas de informática básica;
  • turmas multisseriadas com mais de 25 alunos, entre outros assuntos.

Vistorias – Nos dias que antecederam às escutas públicas, os procuradores percorreram escolas dos municípios para vistoriar as condições físicas e estruturas, fotografando e anotando situações encontradas. Foram visitadas oito escolas em Costa Marques e sete em Alta Floresta D'Oeste.

A partir das vistorias e dos relatos apresentados na escuta pública, o MPF e o MPRO atuarão para buscar melhorias e soluções para os problemas identificados.

Retorno – A equipe do MPEduc vai voltar às cidades em setembro, quando será realizada audiência pública para que o Ministério Público informe à sociedade o que foi realizado ao longo do projeto, inclusive no que se refere à expedição de recomendações e se essas recomendações foram ou não atendidas.

MPEduc – O projeto Ministério Público pela Educação tem por objetivos principais fiscalizar a execução de políticas públicas de educação; verificar a existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação; e levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e seu dever para que esse serviço seja adequadamente ofertado.

Na fase atual, o programa está sendo implementado em 27 municípios brasileiros, de até cem mil habitantes, escolhidos como pilotos. A execução dos pilotos é uma das etapas de um projeto estratégico que visa reestruturar a iniciativa e atualizar a metodologia de modo a fomentar uma atuação coordenada, integrada e dialogada pelos membros do Ministério Público no âmbito da educação básica.

 

Assessoria de Comunicação 
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO

 

Comentários:
Cleison Silva

Publicado por:

Cleison Silva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!